sábado, 24 de março de 2012



          O Dia Mundial da Poesia foi festejado na nossa escolinha. E não esquecemos a chegada da primavera e o Dia da Árvore.
          “O Comboiozinho” de Matilde Rosa Araújo levou os meninos para a biblioteca onde, em círculo de arco-íris, ouviram e leram palavras bonitas de alguns poetas. Palavras que nos ficaram a bailar na imaginação.



Comboiozinho de Matilde Rosa Araújo

Comboiozinho, aonde vais?
Pouca Terra! Pouca Terra!
Uh…!Uh…!
São cavalos a correr,
e as meninas a aprender,
e uma bandeirinha no cais.
Comboiozinho, aonde vais?
Pouca Terra! Pouca Terra!
Uh…!Uh…!
São cavalos a correr,
e as meninas a aprender.
Comboiozinho que
aflição!
Se achas que a terra
é pouca,
pára a corrida louca.
Eu já não posso parar,
nem mesmo na estação,
dá-me a tua mão,
vamos ver
os cavalos a correr,
e as meninas a aprender
nos campos,
na escola,
sem livros,
nem sacola,
vamos dizer
que a terra é pouca,
para esta corrida louca.
Vamos dizer
que não podemos parar.
e os cavalos a voar
e as meninas a sonhar.
Uh…!Uh…!

terça-feira, 20 de março de 2012

Partilha de Leitura - 3ºD e 3º/4ªE

O "Para e lê!" , no pátio, em silêncio absoluto.

Maratona da Leitura - 1ºB e 4ºC
          Na Semana da Leitura,  toda a escola participou: na Partilha de Leitura, sessões com duas turmas, nos dias 5, 6, 7 e 8; no "Para e lê!", dia 8, das 11h30 às 11h45m e, na Maratona da Leitura, no dia 9, das 9 às 15h30m.
          Foi de facto uma panóplia de experiências de leitura para todas as idades, pois também os professores e outros profissionais da educação se fizeram representar. Até houve, a par da leitura, interpretação em linguagem gestual.
          Os alunos  envolveram-se com responsabilidade nas atividades e foi gratificante ver como cumpriram as regras de bons leitores. Até trouxeram os sapatinhos de lã imaginários que se pediu para os eventos da Semana da Leitura. 
          Excelentes leituras!



      


          Mais uma experiência interessante se viveu na biblioteca. No dia 9 de fevereiro, os alunos do 4º ano, turma C, habituados a fazer as escolhas de livros para leitura domiciliária, a preencher requisições e a utilizar o espaço biblioteca com frequência,  foram convidados a serem monitores dos meninos de um grupo do Pré-escolar. Foi enternecedor ver como desempenharam bem o seu papel: explicaram todas as etapas e, depois de ajudarem a escolher um livro, leram com gosto para os mais pequenos. Estes últimos ouviram-nos com muita atenção. Aqui fica o apontamento.

segunda-feira, 19 de março de 2012




          Durante o mês de janeiro, os alunos da Escola Básica da Brejoeira puderam concorrer com os seus trabalhos para o novo logótipo da biblioteca. Quase todas as turmas participaram com entusiasmo, o que foi visível nas diferentes fases: elaboração, exposição e votação. Para muitos foi a primeira oportunidade de perceberem o que era exercer o direito de voto e a responsabilidade de fazerem uma escolha para um símbolo que perdurará no tempo.
        Depois de apurados os seis mais votados, o júri opinou e decidiu, segundo critérios estéticos e técnicos, conforme estipulava o regulamento do concurso.
        O vencedor foi o trabalho da Margarida do 4º ano, turma C. Parabéns "Flor"!
         
          Na sessão de "Partilha de Leitura" do dia 2 de fevereiro, os meninos do Pré-escolar gostaram de ouvir o poema "Xadrez" de Sidónio Muralha. Brincámos com as palavras e eles conseguiram dizer o poema em unissono. A prova de que gostaram veio depois, através da sua interpretação desenhada no papel, da qual deixo aqui alguns exemplos. Fica também o poema para experimentarem.
          São lindos, os gatos gatinhos: todos aos quadradinhos!
Xadrez
 
É branca a gata gatinha
É branca como farinha.
É preto o gato gatão
É preto como o carvão.

E os filhos, gatos gatinhos,
São todos aos quadradinhos.
Os quadradinhos branquinhos
Fazem lembrar mãe gatinha
Que é branca como a farinha.
Os quadradinhos pretinhos
Fazem lembrar pai gatão
Que é preto como o carvão.
Se é branca a gata gatinha
E é preto o gato gatão,
Como é que são os gatinhos?
 – Os gatinhos eles são,
São todos aos quadradinhos. 


quinta-feira, 15 de março de 2012



        A Escola Básica da Brejoeira recebeu, no dia 8 de fevereiro, a autora Marisa Pott e o ilustrador Nuno Beato que encantaram os alunos dos 1ºs e 2ºs anos, bem como os meninos do Pré-escolar.
        Foi um dia especial. Todos quiseram calçar as botas mágicas da Ema e voar com a Ringa.
        Agradecemos à Marisa e ao Nuno pela magia que nos trouxeram.
          Guilhermina Duarte

quarta-feira, 14 de março de 2012

Trabalho dos 2º A e do 2ºB, sob orientação da professora Cristina Sampaio
          Os nossos meninos enfeitaram a biblioteca para receber a autora, Marisa Pott, e o ilustrador, Nuno Beato. As personagens das histórias invadiram o seu imaginário e coloriram ainda mais o espaço de leitura
          A Ema e o Gui andam por aqui...
Ema e Gui - sala azul do Pré-escolar

A da sala verde também trabalhou as personagens
            No dia 2 de janeiro foi a vez de um grupo de alunos do 3º/4ºE ler expressivamente  para todos os meninos do Pré-escolar. A história era de Max Velthuijs, O sapo no inverno, integrando ainda o projeto "Inverno".
          Houve onomatopeias para imitar as falas dos animais e divertir os mais novos.
          Foi mesmo uma leitura divertida!

        
         
Uma história de inverno
      
         Na tentativa de integrar projetos e proporcionar a troca de experiências, a biblioteca da Escola Básica da Brejoeira tem promovido a partilha de leitura entre alunos de vários anos de escolaridade.

         Os primeiros foram os alunos do 4º ano, turma C que, na biblioteca, recitaram, leram e representaram textos para uma turma do Pré-escolar. Os pequeninos também já cantaram e representaram entre turmas, neste espaço que pretende, sobretudo, conquistar mais e bons leitores.

         No dia 26 de janeiro, dois alunos da turma A, do 3º ano, foram, às salas do Pré-escolar, ler para os mais pequenos. Leram expressivamente e interpretaram a leitura, em diálogo com os pequeninos, a história “A melhor camisola do mundo” de David Bedford e Caroline Pedler, cujo tema integra o projeto de trabalho “O inverno”.

         Também faz parte do projeto, desta turma do terceiro ano, a interação com outros anos e fases de escolaridade, logo, mais uma vez, se proporcionou a riqueza da partilha. Os alunos fazem essa observação: “Ó professora, afinal não custa nada e é muito bom ler para os mais novos. Já tenho saudades de estar aqui. Agora tenho mais responsabilidades! – palavras do Tomás Duarte, um dos alunos do 3º ano. O Diogo Varela concordou e ainda acrescentou: “Ó professora e eles percebem logo a história. É engraçado fazer perguntas e mostrar-lhes as imagens do livro. Assim também participam.”

         Outras iniciativas crescerão destas, pois muitos querem partilhar experiências com os colegas e as professoras acolhem de bom grado as propostas vindas da biblioteca (e vice-versa!). Teremos todos, certamente, muitas oportunidades para melhorar leituras.

Guilhermina Duarte



           Olá a todos!
        Cá estou, como prometi à professora Leonor, a dar-vos novidades do que se passa por aqui, na biblioteca e não só. Vestígios do colorido que os meninos dão a estes dias, mesmo os de inverno.
<>  
autoria: aluno do 1ºB
        Espero que continuem a gostar de estar connosco!
        A professora Guilhermina Duarte

segunda-feira, 12 de março de 2012


Olá, amiguinhos!
Há muito que não dávamos notícias, mas temos continuado a trabalhar...
Este ano lectivo não vos disse nada porque já não faço parte deste agrupamento. No entanto, a professora Guilhermina Duarte integrou a equipa das Bibliotecas Escolares, e partindo da Escola da Brejoeira, onde tem desenvolvido o seu trabalho, vai contar-vos o que por lá se passa.
Gostei muito, mesmo MUITO, de estar convosco: alunos, professores, auxiliares...
Até sempre!

A amiga, Leonor Fernandes





 
Copyright (c) 2010 palavras partilhadas. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.